Acústica e Studio Design
Se o vídeo não iniciar, aperte o play, seguido por pause e aguarde um minuto para carregar. Para ver o vídeo em alta qualidade, aperte o botão HD. Veja mais vídeos embaixo. 
ACÚSTICA E STUDIO DESIGN examina a estrutura de um estúdio de gravação, avaliando em detalhes vários aspectos acústicos como: layout otimizado, tipos de isolamento acústico, ondas estacionárias, coeficientes de absorção, tempos de reverberação e cálculos de difusão, entre outros.

O curso é importante, tanto para futuros Projetistas ou Arquitetos, quanto para Profissionais de Áudio, que saberão como aproveitar melhor a Acústica dos espaços, seja na captação ou na mixagem. Você sairá capacitado para criar seu próprio estúdio, seguindo normas internacionais de acústica, racionalizando seus investimentos e reduzindo custos e terá conhecimento de como aproveitar ao máximo os espaços acústicos que tem à sua disposição.


Faça a sua Matricula ->
-> Por favor entrar em contato conosco <-



Curso de Audio: Acustica em Audio e Studio Design

AEP110: Acústica e Studio Design




Objetivo:
Uma boa gravação depende de uma sala bem projetada acusticamente. Um técnico de Monitoração, Mixagem ou de Masterização depende de uma boa Técnica para ouvir fielmente o resultado musical do seu trabalho. Por isso é tão importante conhecermos bem a acústica, não somente para projetar as nossas salas adequadamente, mas também saber, como aproveita-los de maneira correto. 

Curso Acústica e Studio Design examina a anatomia de um estúdio de gravação e avalia em detalhes vários aspectos acústicos como: layout otimizado, tipos de isolação acústica, instalações elétricas, ondas estacionárias, coeficiente de absorção, tempos de reverberação, cálculos de difusão entre outros. O curso mostra como criar seu próprio estúdio, seguindo as normas internacionais de acústica e elétrica para estúdios de gravação. Também será mostrado como aproveitar os espaços acústicos, para fazer microfonações corretas e criativas e/ou saber usar as salas de audição crítica para mixagem.



Programa do Curso:


---------- BLOCO-1 ----------

A. Práticas de Gravação e Layout de Estúdios
01. Procedimentos de Gravação
02. O Estúdio e os 7 Elos
03. Layout Geral
04. Evolução das Técnicas
B. Acústica para Gravação
01. A Reverberação e Primeiras Reflexões
02. Salas Pequenas Vivas
03. Salas Grandes Vivas
04. Salas Pequenas Secas
05. Salas Grandes Secas
06. Juntando Tudo e Alternativas
C. Acústica para Monitoração
01. Verificar o seu sistema
02. Controlar Ressonâncias e Primeiras Reflexões
03. Reduzir os 'early reflections'
04. Difundir os 'late reflections'
05. Afinar o seu sistema

---------- BLOCO-2 ----------

D. Ruídos e Curvas de Medição
01. Introdução ao Ruído
02. Ruído de Ambiente
03. Outros Ruídos
E. Decibelímetro, PNC e STC
01. O Decibelímetro
02. Metologias de Medição
03. As Curvas NC e PNC
04. Conceitos de Isolamento
05. Do TL para o STC
06. Comparação de Materiais e STCs
07. Problemática do STC
F. Fletcher Munson, Ponderação e Curvas
01. O Equal Loudness Curve e os Experimentos dos Fletcher Munson
02. O Ouvido Humano
03. A Curva A e C
04. A Lei da Psiu
G. Tipos de Isolamento
01. Conceitos de Isolamento
02. Isolamento vs. Tratamento Acústica
03. Tipos de Isolamento
04. Avaliação dos Resultados
H. Isolamento no Projeto
01. O Isolamento no Projeto
02. A Otimação do Isolamento (Custo/Benefício)
03. Soluções Práticas e Baratas
04. Trabalhar com as Tabelas de STC e TL
05. Trabalhar com Paredes Heterogéneo

---------- BLOCO-3 ----------

I. Ondas Estacionárias - Teoria Básica
01. Introdução às Ondas Estacionárias
02. Ondas Estacionárias em Diferentes Meios
03. A Onda Estacionária e a Serie Harmônica
04. Os Axiais
05. Os Tangenciais
06. Os Obliques
J. Ondas Estacionárias no Projeto
01. Ouvir e Medir Ondas Estacionárias no seu Estúdio
02. Trabalhando com Proporções Ideais
03. Calcular os Ondas Estacionárias em Três Dimensões
04. Avaliação dos Resultados e Bonello
05. Ondas Estacionárias na Técnica e no Estúdio
06. Ondas Estacionárias na Captação e Microfonação

---------- BLOCO-4 ----------

K. Speaker Boundary Interference
01. Introdução a Speaker Boundary Interference
02. Speaker Boundary Interference e Ondas Estacionárias
03. Como Ouvir Speaker Boundary Interference
04. Soluções para os Speaker Boundary Interference
L. Early Reflections
01. Early Reflections, Late Reflections e Tempo de Reverberação
02. O Initial Time Delay Gap
03. Early Reflections e Intimidade
04. Early Reflections em Salas de Audição, Teatros e Igrejas
05. O Problema dos Early Reflections no Estúdio
06. Soluções para Early Reflections
07. O Ray Tracing
M. Late Reflections
01.A Vantagem dos Late Reflections
02. Técnicas com Late Reflections
03. O Problema da Confusão do Estéreo
04. Soluções para os Late Reflections
05. O Uso da Difusão no Controle da Late Reflection

---------- BLOCO-5 ----------

N. Coeficientes de Absorção
01. Absorção vs. Isolamento (revisão)
02. Os Coeficientes de Absorção
03. Avaliar os Materiais de Absorção
O. Conceitos de Absorção
01. A Vantagem de Trabalhar com os Conceitos
02. Absorção de Material Poroso
03. Absorção de Material de Membrana
04. Absorção de Material de Volume
05. Absorção de Banda Larga
06. A Absorção na Técnica
07. A Absorção no Estúdio
08. A Absorção no Auditorium, Teatro e Igreja
09. O Bass Ratio (BR)
P. Reverberação
01. O Tempo de Reverberação
02. RT60 e Estílos Musicais
03. Early Reflections e RT na Gravação e Microfonação

---------- BLOCO-6 ----------

Q. Difusão na Técnica e no Estúdio
01. A História da Difusão
02. O Conceito da Difusão
03. Difusão na Técnica
04. Difusão no Estúdio
05. Caraterísticas dos Difusores
06. Os Difosores do Schroeder 
07. Os Calculos do Quadradic Residue Difusor
R. Medição Acústica
01. O Conceito de Medição Acústica
02. Medição Acúsitca e Microfonação
03. Software e Hardware de Medição
04. O Problema da Calbração do Sistema
05. O Decibelímetro
06. O Analizador de Espectro
07. O Espectrograma
08. O Energy-Time-Graph
S. Conclusão do Curso
01. Prova Final 
02. Projeto Final
03. Avaliação
04. Depoimentos

Reservas.

A OMiD se reserva o direito de introduzir melhorias e/ou aperfeiçoamentos no curso, podendo, para tanto, alterar seu conteúdo, desde que tais melhorias e/ou aperfeiçoamentos preservem o objetivo do curso e não importem em ônus adicional para o aluno ou na redução da carga horária total.



Omid Bürgin

Presidente e Diretor, Omid Burgin

Suíço-americano, trabalhou por 12 anos como produtor, músico e arranjador nos principais estúdios de Los Angeles. No Brasil, atuou como autor em vários projetos de acústica para estúdios de som de grande e médio porte, auditórios e igrejas, conquistando grande credibilidade neste setor.

Sempre atualizado com as últimas pesquisas e tendências internacionais, incorpora aos projetos sua experiência adquirida no exterior, adaptando-os criativamente à realidade brasileira. Ministrou cursos na área de acústica, áudio e produção musical, em escolas de renome, como a UCLA, Musician's Institute (MI - Hollywood), Santa Marcelina e USP. Atualmente, Omid dá aulas de acústica, áudio e produção, em seu próprio estúdio, localizado em São Paulo. Omid recebeu vários prêmios de instituições como o Electronic Arts Reseach Institute (LA) e o Freunde der Guten Musik (Berlim). Também produziu festivais de várias culturas musicais do mundo, foi crítico musical do Daily Bruin e apresentador/pesquisador do Center of Performing Arts, de Los Angeles. Mais recentemente foi nomeado Técnico de Musica destaque de 2004 pela revista guia ProMusic.


Ficha Técnica:

Duração:
12 semanas
Aulas:
12 aulas

Carga Horária:
24 horas

Início:
Início conforme Calendário Acadêmico da Audio Academy. 


Público Alvo:Qualquer pessoa que trabalhe, ou queira trabalhar, com Áudio de qualquer natureza. Curso indicado para quem queira fazer o Audio Engineering Program, PA Program, Carreira de Técnico de Som de Estúdio ou Carreira de Técnico de Som de PA.
Pré-requisitos:AEP101 - Curso de Áudio e Acústica
Idade Mínima:Não tem
Certificado:
Ao final do curso, o aluno receberá um certificado de participação, em formato digital.
Método:
EAD:
  1. ACOMPANHAMENTO PROFESSOR: O aluno será acompanhado através de encontros e avaliações semanais com o professor em forma semi-presencial na nossa plataforma EAD.
  2. APOSTILAS: O conteúdo será apresentado em forma de apostilas disponíveis para download na nossa plataforma EAD.
  3. AVALIAÇÕES: O aluno será avaliado através de avaliações online na nossa plataforma EAD.
  4. CERTIFICADO: O aluno receberá um Certificado Digital emitido pela INTERNATIONAL AUDIO ACADEMY LIMITED (ACADEMIA DE ÁUDIO).

ONLINE:
  1. CURSO: O curso é organizado em 12 aulas, disponíveis imediatamente na matrícula. Cada curso consiste entre 50-60 vídeos e apostilas correspondentes.
  2. APOSTILAS E VIDEO AULAS: O conteúdo será apresentado em forma de apostilas disponíveis para download e vídeos online na nossa plataforma EAD.
  3. AVALIAÇÕES: O aluno será avaliado através de avaliações online na nossa plataforma EAD.
  4. CERTIFICADO: O aluno receberá um Certificado Digital emitido pela INTERNATIONAL AUDIO ACADEMY LIMITED (ACADEMIA DE ÁUDIO).

Apostilado:
Apostilas em formato digital oferecidas pela Plataforma EAD OMiD.
Nível:
Nível de dificuldade

PDF:
Segue um PDF da programação para download:
Curso de Produção Musical (em breve)
Reservas:
A OMiD Academia de Áudio se reserva o direito de alterar a data de início do curso ou de cancelá-lo, na hipótese de não ser atingido o número mínimo de alunos necessários à cobertura dos custos envolvidos, sendo garantido ao aluno, sem qualquer correção, a devolução das quantias pagas. 


Requerimentos de Software Usuários de PC:

  • Firefox atualizado. Pode ser baixado gratuitamente na internet.
  • Flash Player: versão atual. Pode ser baixado gratuitamente na internet.
  • QuickTime: versão atual. Pode ser baixado gratuitamente na internet.
  • Adobe Reader: versão atual. Pode ser baixado gratuitamente na internet.

Requerimentos de Software Usuários de Mac:

  • Firefox atualizado. Pode ser baixado gratuitamente na internet.
  • Flash Player: versão atual. Pode ser baixado gratuitamente na internet. 
  • QuickTime: versão atual. Pode ser baixado gratuitamente na internet. 
  • Adobe Reader: versão atual. Pode ser baixado gratuitamente na internet. 

Software de Áudio:

  • Digital Audio Workstation (DAW): preferência do aluno. Usamos Pro Tools, Cubase ou Ableton Live em aulas.
  • Audacity será usado frequentemente em aula. Pode ser baixado gratuitamente na internet.

Requerimentos de Hardware: Usuário de PC:

  • Seu PC ou Mac tem que ter software e hardware adequados ao DAW que estará usando. Verifique as especificações com o fabricante.
  • Um bom sistema de monitoração Hi-Fi, ou de Estúdio. Usamos em sala de aula os seguintes monitores: M-Audio Audiophile BX5a; ou o KRK Rokit-5.
  • Fones de Ouvido de Qualidade. Sony 7506, ou equivalente, são recomendados. Usamos o Sennheiser HD600.

Requerimentos de Hardware: Usuários de Mac

  • Seu Machintosh tem que ter software e hardware adequados ao DAW que estará usando. Verifique as especificações com o fabricante. 
  • Um bom sistema de monitoração Hi-Fi, ou de Estúdio. Usamos em sala de aula os seguintes monitores: M-Audio Audiophile BX5a; ou o KRK Rokit-5 em aula.
  • Fones de Ouvido de Qualidade. Sony 7506, ou equivalente, são recomendados. Usamos o Sennheiser HD600.

Hardware Adicional Recomendado:

  • Sound Level Meter (SPL). Pode ser um Radio Shack ou equivalente. Para usuários de iPhone ou iPad, recomendamos o Studio Six AudioTools, que contém SPL e RTA. Usamos o AudioToolBox da Terrasonde em aula.
  • Volt-Ohm Meter (VOM) ou um simples Multímetro digital. 
  • Qualquer Microphone e Mic Preamp para replicar em casa algumas demonstrações feitas em aula.
Photo Photo Photo Photo Photo Photo


Entre em contato conosco:Email InfoResponderemos dentro de 24 horas!

Gabriel Reinert "Não somente o curso, mas a escola e os professores superaram minha expectativa, que já não era pequena. Classifico sem dúvidas como o melhor curso de áudio do Brasil. Recomendo a todos." - Gabriel Reinert


"O curso tem um conteúdo fantástico. Depois dele, o jeito com o qual encaro a música mudou para sempre. Estarei sempre em débito com meus professores por isto." - Caio Soares de Souza

"Atendeu além das minhas expectativas; ajudou muito nos meus projetos; os professores [são] muito atenciosos e com conhecimento muito profissional." - Silvio Daniel Vianna

"O curso básico de Áudio foi legal, conteúdo muito bom; professores, sem palavras; atendimento legal. A OMiD vai ser um primeiro passo para entrar no mercado fonográfico. Valeu de verdade por tudo; espero que dure anos e anos." - Danilo Casemiro Coelho

"Muito bom aprender de uma forma tão fácil!" - Flávio Alves Ferreira

"Só agora consegui compreender como realmente o àudio funciona. Gostaria de parabenizar o professor pela excelente didática." - Gabriel Gavinelli

"Muito bom o curso, realmente você tem uma cobertura muito abrangente nos cursos: acústica, elétrica e equipamentos. Hoje me sinto preparado em conhecimento para poder desenvolver melhor meus trabalhos em estúdio. Obrigado a todos da OMiD!" - Marcelo Santos Ribeiro

"Gostei dos professores e do conhecimento dele sem relação ao que ensinam." - Gustavo Henrique M. M. de Mello

"O que posso dizer do Curso Intensivo de Áudio é que superou minhas expectativas e conseguiu agregar um bom conhecimento, na área de áudio, na acústica e etc. Felizmente temos especialistas na área de áudio no curso OMiD. Parabéns aos profissionais da OMiD." - Cristhofer Lopes de Barros

"O Curso de Áudio age diretamente nos conceitos básico do conhecimento. Em meus projetos, a relação de vantagens, queda de custos e eficiência do projeto superaram em muito minhas expectativas. Parabéns aos professores e à equipe pela seriedade do trabalho e objetivos." - Cleyton V. Fernandes

Atendimento:
Email 
Responderemos dentro de 24 horas!
Copyright © 2017. Cursos de Áudio, Acústica, Produção Musical e Music Business.