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Audio Engineering Program - AEP

O Audio Engineering Program (Programa de Técnico de Som) articula o conhecimento acústico e de equipamentos necessários na carreira de Técnico de Som, com reconhecimento DRT. O Programa é para alunos que já fizeram o nosso Curso de Áudio e Acústica (ou algo equivalente) e querem se aprofundar em Áudio & Acústica de Estúdios de Gravação ou profissionais de Áudio ou Acústica querendo aprofundar ou atualizar seu conhecimento.

 

O estúdio de gravação e mixagem é o instrumento através do qual músicos, técnicos e produtores expressam sua criatividade e ideias musicais. Ele é a extensão natural da arte de criar músicas, pois permite fixar e reproduzir suas interpretações. Isso significa que temos de dominar esta ferramenta em todos os seus aspectos e entender como podemos usar a acústica em favor de nossas produções. 

Já lhe ocorreu questionar porque uma mixagem que soa bem numa sala pode soar mal em outra? A resposta é a qualidade do ambiente acústico. No Curso de Acústica e Studio Design, aprenderemos como evitar essas armadilhas e como podemos otimizar nossas salas, para extrairmos sempre o melhor de qualquer espaço.

Este curso examina a anatomia de um estúdio de gravação e avalia em detalhes vários aspectos acústicos como layout otimizado, tipos de isolação acústica, ondas estacionárias, coeficientes de absorção, tempos de reverberação e cálculos de difusão, entre outros. Ele é importante tanto para futuros projetistas de estúdio, quanto para profissionais de áudio, que saberão como aproveitar melhor a acústica dos espaços, seja na captação ou na mixagem. O aluno sairá capacitado para criar seu próprio estúdio, seguindo normas internacionais de acústica, racionalizando seus investimentos e reduzindo custos. Também terá conhecimento de como aproveitar ao máximo os espaços acústicos que tem à sua disposição para realizar microfonações corretas e criativas, bem como saber preparar salas de audição crítica para realizar mixagens e masterizações.

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O curso Elétrica e Eletrônica em Áudio oferece aos participantes conceitos fundamentais de elétrica e eletrônica, voltados para aplicações em áudio, abordando temas como eletricidade básica, instalações elétricas, componentes eletrônicos, leitura de diagramas de bloco e interpretação do fluxo de sinais, o uso de linhas balanceadas e não-balanceadas, tipos de conectores, como usar equipamentos de medição e como funcionam os processadores de sinais (Equalizadores, Compressores, Gates e Limiters, Delays e Reverbs). Abordaremos o funcionamento de um Console (Mesa de Som), DI's e Pré-Amplificadores, indo do início de nosso fluxo de sinal até a ponta final, Amplificadores de Potência e Caixas de Som.

Além disso, aprenderemos a identificar problemas, como fazer a manutenção básica de um estúdio e até mesmo o que fazer para solucionar problemas triviais do dia-a-dia. Ainda estudaremos a importância do aterramento e das instalações elétricas, bem como sua influência no controle de ruídos num estúdio. Este curso é voltado a profissionais de áudio em geral, que atuem em estúdio ou em campo, e visa criar uma base de conhecimentos que dará ao aluno uma visão mais ampla das "entranhas" de um estúdio. AEP 120 também é uma base importante para os futuros cursos de Áudio, Áudio Analógico e Equipamento de Áudio e Áudio Digital e Software de Áudio.

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O curso de Áudio Analógico e Equipamento de Áudio complementa os cursos de Acústica em Áudio e Studio Design e Elétrica/Eletrônica em Áudio. Este curso retoma aspectos familiares da acústica (como tempo de reverberação e reflexões, cancelamentos e reforços, série harmônica e timbre), comparando com equipamentos de áudio (como reverbs, delays e equalizadores), de modo a mostrar como se relacionam os universos de áudio e acústica. Em AEP 130 somaremos abordagens teóricas e conceitos-chave com exemplos e experiências práticas. O processo de conversão da informação acústica em sinais de áudio sempre implica em alguma perda. Na prática, isso significa que nenhum microfone se comporta exatamente como um ouvido, por exemplo. Por conta disso, se pretendemos captar sons que realmente representem o que escutamos a nossa frente, ou que temos em nossas cabeças, teremos de fazer algum tipo de ajuste. Para entender os limites de funcionamento e como podemos regular nossos equipamentos para obter os resultados pretendidos, temos de conhecer seus parâmetros e como podemos modificá-los. Ou seja, temos de entender "que botão faz o quê". Para isso, examinaremos em detalhes os principais equipamentos utilizados em estúdios de gravação (incluindo o funcionamento elétrico e acústico de microfones, consoles, equalizadores, periféricos, etc.), bem como abordaremos alguns procedimentos básicos de microfonação e mixagem, entre outros conceitos.

Este curso apresentará o que há disponível no mercado e como diferentes equipamentos podem se integrar com plataformas distintas, auxiliando na montagem de um sistema de gravação próprio (independente de dimensão ou custo).

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O curso Áudio Digital e Software de Áudio complementa os cursos de Acústica em Áudio e Studio Design e Elétrica/Eletrônica em Áudio. Neste curso, o aluno examinará como sinais de áudio podem ser convertidos em informação digital em um DAW (Digital Audio Workstation) e como computadores podem processar e editar estas informações. Deste modo, oferece conhecimentos que servirão como base para acompanhar cursos mais especializados de Software de Áudio, como os de Cubase/Nuendo, ProTools, Sonar, Ableton Live, Reason, etc.

Este curso mostra o que há de disponível no mercado e como os equipamentos virtuais diversos se integram com as diferentes plataformas em uso, auxiliando na montagem de um sistema de gravação digital próprio. O curso trabalha abordagens teóricas e conceitos-chave em conjunto com exemplos e experiências práticas. Depois de ter elaborado uma base teórica de MIDI e DSP (processamento de sinais digitais) serão examinados plug-ins de áudio e software de síntese sonora.

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Alunos sobre o Programa de Áudio & Acústica

Gabriel Reinert "Não somente o curso, mas a escola e os professores superaram minha expectativa, que já não era pequena. Classifico sem dúvidas como o melhor curso de áudio do Brasil. Recomendo a todos." - Gabriel Reinert


"O curso tem um conteúdo fantástico. Depois dele, o jeito com o qual encaro a música mudou para sempre. Estarei sempre em débito com meus professores por isto." - Caio Soares de Souza

"Atendeu além das minhas expectativas; ajudou muito nos meus projetos; os professores [são] muito atenciosos e com conhecimento muito profissional." - Silvio Daniel Vianna

"O curso básico de Áudio foi legal, conteúdo muito bom; professores, sem palavras; atendimento legal. A OMiD vai ser um primeiro passo para entrar no mercado fonográfico. Valeu de verdade por tudo; espero que dure anos e anos." - Danilo Casemiro Coelho

"Muito bom aprender de uma forma tão fácil!" - Flávio Alves Ferreira

"Só agora consegui compreender como realmente o àudio funciona. Gostaria de parabenizar o professor pela excelente didática." - Gabriel Gavinelli

"Muito bom o curso, realmente você tem uma cobertura muito abrangente nos cursos: acústica, elétrica e equipamentos. Hoje me sinto preparado em conhecimento para poder desenvolver melhor meus trabalhos em estúdio. Obrigado a todos da OMiD!" - Marcelo Santos Ribeiro

"Gostei dos professores e do conhecimento dele sem relação ao que ensinam." - Gustavo Henrique M. M. de Mello

"O que posso dizer do Curso Intensivo de Áudio é que superou minhas expectativas e conseguiu agregar um bom conhecimento, na área de áudio, na acústica e etc. Felizmente temos especialistas na área de áudio no curso OMiD. Parabéns aos profissionais da OMiD." - Cristhofer Lopes de Barros

"O Curso de Áudio age diretamente nos conceitos básico do conhecimento. Em meus projetos, a relação de vantagens, queda de custos e eficiência do projeto superaram em muito minhas expectativas. Parabéns aos professores e à equipe pela seriedade do trabalho e objetivos." - Cleyton V. Fernandes

Certificados AEP

Para receber o certificado de participação em cada curso, basta que o aluno obtenha um mínimo de 75% de presença, inclusive nas aulas online. O aluno que tiver atingido 70% de aprovação nas tarefas, provas e/ou projetos finais, terá o direito á solicitar seu DRT ao término do Programa em que estiver inscrito. 


Exemplo de Certificado
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Omid na Alemanha


Alemanha, Julho 2014

MILLER PUCKETTE COM OMID BÜRGIN

Encontro entre Miller Puckette, desenvolvedor do MAX (MSP) e Pure Data (PD) e Omid Bürgin, Presidente da OMiD Academia de Áudio, em uma instalação, na Universidade Bauhaus, Weimar/Alemanha. Foi um grande privilégio e honra estar no lado dele! Aprendi muita coisa nova e quando voltar para o Brasil, compartilho as novidades do encontro!



Omid e Miller Puckette


Alemanha, Junho 2014

OMID BÜRGIN NA TONREGIE DA FRANZ LISZT HOCHSCHULE FÜR MUSIK

Omid Bürgin na TONREGIE da Franz Liszt Hochschule für Musik (Jena University/Alemanhã), preparando o campo para uma produção de cursos de Áudio & Acústica e Produção Musical na lingua alemã em parcerias com Universidades Alemãs e possível reconhecimento do Ministério de Educação Alemã. Se sair, terá a possibilidade dos nossos alunos adquirirem este reconhecimento universitário e governamental! 



Omid Bürgin na Franz Liszt Studios (Tonregie)


Alemanha, Julho 2014

APRESENTAÇÃO SOBRE GRAVAÇÕES HISTÓRICAS EM CILINDROS DE CERA DE MÚSICAS INDIGENAS BRASILEIRAS

Omid Bürgin dando um Seminário na Franz Liszt Hochschule für Musik (Jena University). O tema são as gravações históricas da música brasileira indígena em torno de 1910 (Xingú), envolvendo gravações em cilindros de cera, do explorador alemão Koch-Grünberg. Estas gravações foram depois transcritas pelo famoso musicólogo comparativo Hornbostel, levando a teorias importantes da época como a teoria da afinação através das quintas sopradas.



Omid Seminário na Franz Liszt Hochschule der Musik, Weimar (University of Jena)


Alemanha, Julho 2014

COMO MONTAR UM 40.4 SURROUND COM ELEVAÇÃO ACÚSTICA!

Forma instalados um laboratório surround na Universidade Bauhaus/Weimar para poder tocar novas obras do Estúdio de Música Eletroacústica. A instalação consiste por mais de 40 alto-falantes. Presta atenção nas caixas acima, viradas para os cantos! Foi uma inovação e da a impressão de uma elevação acústica! IMPRESSIONANTE!!!!


Bauhaus Sound Installation


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